– A Ceratizit está reforçando seu portfólio de soluções para indústria, avançando em direção a ferramentas digitais de coleta e análise de dados de produção, bem como interfaces que garantem atuação imediata sobre os processos e usinagem, com total integração à Indústria 4.0.
Uma das mais recentes novidades nesta linha é o ToolScope, sistema de monitoramento de processos que funciona integrado às máquinas operatrizes, captando dados gerais que possibilitam melhor controle de processos de produção, proteção de equipamentos e documentação digital para rastreabilidade.
De acordo com Walter Pires, gerente Técnico da Ceratizit do Brasil, a aplicação do ToolScope permite ganhos de produtividade maiores que 30% e aumento da vida útil das ferramentas que ultrapassam 50%, conforme performance já comprovada em aplicações na Europa e Ásia. “Este sistema se apresenta como opção viável para melhoria de processos e redução dos custos de usinagem para processos seriados e não seriados, como produção de moldes e matrizes, por exemplo”, observa o gerente, frisando que a equipe da filial brasileira está em treinamento para a venda, instalação e utilização do ToolScope. “Estão previstas instalações em clientes locais já no segundo semestre de 2020”, frisa.
ToolScope – O sistema é composto por hardware instalado nas máquinas e um pacote de softwares com diferentes módulos, aplicados de acordo com a necessidade de cada cliente.
No que se refere ao controle de processos de produção, o ToolScope conta com três módulos independentes, voltados para o monitoramento de processos, detecção de desgastes e controle adaptado de avanços. O monitoramento da curva de torque de cada ferramenta garante que qualquer desvio dos padrões pré-estabelecidos acione alarmes pré-configurados. “É um módulo ideal para a prevenção de falhas e conservação de equipamentos”, informa.
Já o módulo de detecção de desgastes garante que a ferramenta será utilizada até o seu limite seguro. “Com isso, vidas úteis são maximizadas e quebras são evitadas”.
O terceiro módulo, de controle adaptado de avanços, permite ajuste automático de avanços das ferramentas, possibilitando que máquina e ferramenta trabalhem em limites seguros e o tempo de usinagem seja otimizado. “Conta ainda com o Módulo de Detecção de Colisão, que complementa esta ferramenta de controle, de forma extremamente eficiente e com processamento e resposta de informações em tempo < 1ms, evitando consideravelmente os danos ao equipamento”, informa Pires, lembrando que está disponível um vídeo para apresentar as principais características do ToolScope.